Válvula Guilhotina VS Gaveta

TIPO DE VÁLVULA: Válvula de Bloqueio

ONDE SÃO UTILIZADAS/TIPOS DE APLICAÇÃO: refinaria; indústria alimentícia; petroquímica; proteção contra incêndio; usina; mineração; sistema de resfriamento etc.

Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia hidráulica, seja condução de água potável, tratamento de esgoto, água de lavagem, lodo, óleos, fluidos viscosos não inflamáveis, entre outros.

CARACTERÍSTICAS: A principal característica está em sua mínima obstrução à passagem do fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência. Normalmente empregada em processos que não requerem frequentes operações.

PRINCIPAIS SIMILARIDADES: As duas válvulas são usadas para bloqueio, tipo ON/OFF. Devem sempre trabalhar completamente abertas ou fechadas, isolando o fluxo em um sistema e atuando de maneiras similares, através do disco (porta ou cunha) em uma tubulação.

Não são recomendadas para controle de fluxo pois quando parcialmente fechada, a pressão do fluido contra a cunha gera uma vibração que pode danificar o assento e o disco.

Além disso, os dois modelos são projetados para operarem com abertura e fechamento lento, evitando, assim, o efeito de martelo hidráulico. Dessa forma, seu disco, quando operando totalmente aberto, move-se completamente para dentro do corpo da válvula, reduzindo a queda de pressão.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS: Valvulas Gaveta são fabricadas conforme norma ANSI e as Guilhotinas conforme norma TAPPI. Quanto ao dimensionamento, as válvulas gaveta são mais largas, flangeadas, além de obedecer às classes de pressão ANSI e estanqueidade API. Sua instalação é bidirecional e, normalmente, aplicada em vapores e fluidos. Sua vedação pode ser encontrada somente em materiais metálicos.

Outra diferença significante entre as duas válvulas está no tamanho do seu disco.  As válvulas gaveta possuem discos (cunha) em V, vedando a haste ao corpo. Já a Válvula Guilhotina possui um disco mais fino e afiado, o que ajuda a cortar algum solido que possa impedir o fechamento, evitando assim vazamentos.

As Válvulas Guilhotina, apesar de possuírem modelos bidirecionais, normalmente são unidirecionais, fornecidas com corpo tipo Wafer ou Lug. Sua vedação pode ser feita em qualquer tipo de metal ou resiliente. Guilhotinas possuem ainda três vantagens: menor peso, valor e tamanho que as Gavetas.

Em contrapartida, por serem mais robustas, as Gavetas podem trabalhar com pressões maiores do que as Guilhotinas, dependendo, é claro, do material do corpo e da sede.

A Casa das Válvulas comercializa todos os tipos e modelos de Válvulas, sendo o diâmetro nominal, a extremidade, o material do corpo, a vedação e a classe de pressão, conforme especificação do cliente.

Somos também representantes da OXBINOX, empresa do Grupo AVK e referência mundial em Válvulas Guilhotinas.